ARDUINO PARA PROJETOS CRIATIVOS
curso com Daniel Jorge
O Arduino é uma ferramenta de programação eletrônica open source (código livre) voltada para o desenvolvimento de projetos interativos, artísticos, automação de dispositivos sonoros e visuais. Tem como características a fácil aprendizagem, baixo custo e uma intensa comunidade de usuários ao redor do mundo. Criado na Itália por um grupo de professores e alunos, o Arduino ao longo dos últimos 8 anos figura em diversos projetos artísticos, sendo seu uso no meio criativo cada vez mais frequente.
O curso pretende introduzir as funcionalidades básicas da plataforma e autonomizar os participantes a desenvolverem seus próprios projetos criativos. Não é preciso ter conhecimento prévio na área, tampouco ter os equipamentos específicos que já estarão inclusos. Basta trazer seu notebook. Se você é artista, designer, ou mesmo um entusiasta de novas tecnologias, venha aprender conosco esta incrível ferramenta artística em três aulas que priorizarão a prática.
Datas: 21 de maio a 4 de junho de 2016
Período: Sábados, das 14h às 18h
Duração: 3 encontros
Número de vagas: 15
Local: Rua Amália de Noronha, 301
(5 min. do metrô Sumaré)
Vagas limitadas! Inscreva-se:
atelierpaulista@gmail.com
Programa:
Aula 1 – 21/05
- Introdução ao Arduino (o que é, história, exemplos de projetos)
- Introdução à elétrica e aos equipamentos (protoboard, multímetro)
- Preparação e instalação da IDE
- Introdução à programação com Arduino
- Exemplos práticos
Aula 2 – 28/05
- Programando sinais elétricos com Arduino
- Recebendo sinais elétricos com Arduino
- Fazendo som com Arduino
- Mini Projeto: Jogo da memória (GENIUS)
Aula 3 – 04/06
- O que são sensores?
- Sensor de luz (LDR)
- Potenciômetro
- Chave relay
- Sensor de temperatura
- Sensor de distância
- Mini Projeto: Theremin
Kit incluso no curso:
- Arduino UNO
- Protoboard
- Resistores
- Fios
- LDR
- Ultrasônico
- DHT11
- Módulo Relay
- Buzzer
- LED’s
- PushButtons
DANIEL JORGE
É membro fundador do grupo de pesquisa USP Hardware Livre (http://hardwarelivreusp.org/sobre) voltado para sistema embarcado e ensino de tecnologia abertas para desenvolvimento de projetos. O grupo já realizou apresentações para o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME – USP), Master Tech e Virada Cultural da USP de 2014 e 2015. Daniel é técnico em eletrônica pelo Instituto Federal de São Paulo e graduando de Ciência da Computação no IME – USP.