PRODUÇÃO DE PAPEL ARTESANAL E CRIAÇÃO DE IMAGENS EM CIANOTIPIA E GOMA BICROMATADA | HELEN IKEDA
Durante o curso serão realizadas confecções de papéis a partir de fibras vegetais (algodão, curauá, bagaço de cana e eucalipto) para serem utilizadas como suporte de fotografias artesanais (cianotipia e goma bicromatada). Partindo de conceitos tecnológicos definidos pela indústria de celulose e papel, vamos elaborar papéis com qualidade definida em termos de permanência e durabilidade (polpação, refino, preparo de massa, formação de folhas com gramaturas controladas e pH neutro) que podem ser utilizados também para gravuras ou aquarelas.
Público-alvo: Artistas, fotógrafos, conservadores e interessados em arte
Início: 30 de agosto de 2015
Dia e Horário: Domingos, das 9h30 às 13h30
Duração: 6 encontros teóricos e práticos (material incluso)
Inscrição por e-mail ou telefone até 28/08:
atelierpaulista@gmail.com
3082-9217
Obs.: A confirmação do curso nessa data dependerá de um número mínimo de inscritos
HELEN IKEDA
É especialista em Celulose e Papel pelo SENAI. Trabalha há mais de 36 anos com conservação e restauro de papel em acervos como: Museu Paulista, MAC-USP, Fundação Bienal de São Paulo entre outros.
_________________________________________________________________
PROGRAMA
Aula 1 – 30/08
Breve abordagem histórica sobre a tecnologia da manufatura artesanal do papel, destacando suas características físicas (propriedades) e variação de tipos conforme a finalidade a que se destinam (imprimir/escrever: aquarela, gravura, fotografia artesanal).
Observação: Sensibilização dos materiais fotográficos com radiação uV natural (solar); por esse motivo, oscilações das condições climáticas poderão interferir no resultado final das fotografias .
Aula 2 – 6/09
Orientação básica sobre processos de polpação, branqueamento, refino, preparação de massa, confecção de folhas e acabamento. Preparação de papéis para Cianotipia e Goma Bicromatada. Sensibilização de papéis industriais e confecção de papéis artesanais (algodão/eucalipto).
Aula 3 – 13/09
Confecção de papeis artesanais a partir de fibras de curauá (espécie de abacaxi da região Amazônica), e bagaço de cana (+ eucalipto). Acabamento: Agar-agar, albumina e gelatina.
Aula 4 – 20/09
Sensibilização dos papéis para Cianotipia (exposição/ revelação). Confecção de papéis (algodão, curauá, bagaço de cana, + eucalipto).
Aula 5 – 27/09
Sensibilização de papéis para Goma Bicromatada. Confecção de papéis (algodão, curauá , bagaço de cana, + eucalipto) .
Aula 6 – 4/10
Cianotipia e Goma Bicromatada: Conclusões Finais. Considerações gerais sobre a Conservação e Restauração de Obras em papel. Orientação sobre a montagem das obras de arte (emolduramento e acondicionamento), conservação de livros e documentos.
*cianotipia de Monica Yatsugafu