POR QUE ÓPERA HOJE?
curso com DANI MATTOS
“A afirmação do sentimento humano, de suas dores ou alegrias, a expressão de quanto isso é próprio do homem, substitui a ordem musical que até então se fazia na Europa” – O surgimento da Ópera, Adolfo Salazar (La música en la sociedade europea).
O curso tem como proposta traçar um panorama sobre a ópera, o cenário de seu surgimento, desenvolvimento e atualidade, fornecendo ferramentas para a sua compreensão e fruição.
Por meio de audição comentada de árias e aberturas de um conjunto de obras operísticas pretende-se abordar a singularidade atemporal deste gênero que une de forma original música, poesia e teatro. Por meio da exibição de vasto material, espera-se expandir a percepção sobre as obras, analisando as várias camadas da composição dramática que envolvem canto e encenação.
Através do desenvolvimento de um olhar direcionado sobre a ópera e sua evolução artística a partir das transformações históricas sofridas, pode-se ativar novas visões de mundo que equivalem a novas perspectivas existenciais.
O curso, sem necessidade de conhecimento prévio, é dirigido a qualquer um sensível às questões atuais que a música apresenta: “mundo onde as palavras viram canto ou viram grito”.
Programa
Aula 1
● Definição de ópera; estrutura e nomenclatura;
● Seu surgimento: a Camerata fiorentina (Monteverdi, Bardi);
● A revolução na temática e na linguagem musical, reflexo de um novo pensamento;
● O papel da orquestra.
● Principais compositores; Monteverdi, Lully, Haendell, Gluck, Mozart, Rossini, Bizet, Puccini, Verdi; Carlos Gomes.
Aula 2, 3 e 4
● A ópera e sua evolução na Itália e na Europa;
● Opera seria (dramma per musica) e opera buffa (commedia dell’arte);
● Principais compositores; Monteverdi, Lully, Haendell, Gluck, Mozart, Rossini, Bizet, Puccini, Verdi; Carlos Gomes.
Aula 5
● Missa cantada e ofertório (Bach e Haendell).
Aula 6
● Teatros de ópera;
● Wagner e a dissolução do tonalismo;
● Audição de ópera selecionada e posterior análise.
Cronograma:
Setembro 26
Outubro 03, 10, 17, 24 e 31
Datas: 26 de setembro a 31 de outubro de 2018
Horário: 20h30 às 22h
Duração: 6 encontros
Local: R. Amália de Noronha, 301
(5 min. do metrô Sumaré)
Vagas limitadas! Garanta já a sua:
atelierpaulista@gmail.com
Dani Mattos
É regente, cantora e educadora. Coordena e rege o grupo vocal Poucas e Boas há 12 anos. Concebe projetos no campo expandido da música que são viabilizados por incentivos de políticas públicas, tais como: “Vinícius, o poeta amador”, sarau poético-musical; “Villa-Lobos para Todos”, oficina de musicalização; “Cronistas da Cidade”, roda de samba com apresentação de poemas e curiosidades sobre a cidade de São Paulo; “A Época de Ouro da MPB no Rádio, uma visão feminina”, aula show sobre a importância das artistas de rádio para uma afirmação do feminino. Coordena um espaço cultural no qual promove apresentações e trabalhos de artistas.