Uma viagem Filosófica ao cinema Sul Global, curso com Rogério da Costa

rogerio 2024.1

UMA VIAGEM FILOSÓFICA AO CINEMA SUL GLOBAL
Curso no Atelier Paulista com Rogério da Costa

O curso tem como propósito realizar uma experiência de viagem ao cinema Sul Global seguindo as indicações preciosas que Gilles Deleuze nos deixou sobre os cinemas da América Latina, África, Ásia e Oriente Médio. Trata-se de percorrer as paisagens criadas pelas vozes e expressões de diferentes diretoras e diretores contemporâneos fora do circuito americano-europeu de cinema — uma espécie de passeio por meio do olhar de pessoas e histórias que fazem ressoar a nossa cultura.

Serão trilhadas as reflexões de Deleuze a respeito do cinema do vivido (Pierre Perrault – Quebec) e cinema-verdade (Jean Rouch – África), que abrem caminho para um cinema de fabulação e de crítica à busca da verdade, característica do cinema mainstream hollywoodiano. Ele nos descortina um cinema de minorias, um cinema político como arte de invenção de um povo. Ressalta a crise dos países da era pós-colonização, na qual nações oprimidas, exploradas, permanecem em estado de perpétuas minorias, em crise de identidade coletiva: “Enquanto o colonizador proclamava: ‘nunca houve um povo aqui’, o povo que falta se inventa, nas favelas e nos campos, ou nos guetos, com novas condições de luta, para as quais uma arte necessariamente política tem de contribuir”.

Outro aspecto abordado, nessa cinematografia, é a incerteza sobre como agir ou o que fazer diante das profundas mutações políticas e sociais contemporâneas, nas quais as próprias personagens, em meio às mudanças históricas, estão envolvidas. Personagens que veem algo de intolerável, insuportável, muito poderoso ou muito grande e que está para além de seu poder de agir sobre isso.

Nesse contexto, para o âmbito cinematográfico das produções do Sul Global, haverá uma ênfase ao que se nomeia atualmente cinema mulher, cinema negro, cinema lgbtqia+ e cinema decolonial.

O curso é composto por dezesseis encontros nos quais serão estudados filmes, cuja maior parte encontra-se disponível nas plataformas MUBI, Netflix e PrimeVídeo.

Informações:

Duração: 16 encontros às quartas-feiras.
Datas: 06, 13, 20 e 27 de março; 03, 10, 17 e 24 de abril; 08, 15, 22 e 29 de maio; 05, 12, 19 e 26 de junho.
Horário: das 20h30 às 22h00 (horário de Brasília) + 30min aberto para debates
Carga Horária: 32 horas.
Local: Atelier Paulista, de forma híbrida, presencial e online – transmitida ao vivo por meio da plataforma Zoom. O link de acesso será enviado sempre no mesmo dia do encontro. Para o modo presencial, o endereço é: Rua Amália de Noronha, 301. São Paulo, SP (próximo a estação Sumaré).
Número de vagas: 130 – Zoom e 35 – presencial.

O primeiro encontro irá acontecer de maneira aberta e gratuita, sendo possível acompanhar tanto presencialmente na sede do Atelier Paulista, quanto online, através do link: https://www.youtube.com/live/YKY7dXH9jgw?feature=shared

*Obs.: nos dias de aula, das 19h às 20h30, exibiremos o filme que será tema de análise·. Para mais informações e inscrições: atelierpaulista@gmail.com ou 11 97785-3897