CONTOS MORAIS E IMORAIS
Curso no Atelier Paulista com José Miguel Wisnik
Conto não é a mera narrativa linear de uma estória. Trata-se de contar o que escapa entre a linha e a entrelinha, entre o sintético e o labiríntico, entre o instante e a vida inteira. Ou ainda, segundo Ricardo Piglia, de contar uma história aparente quando se está, na verdade, contando outra, secreta.
O curso de seis aulas aborda aspectos do conto contemporâneo tal como se manifestam em obras recentes de J. M. Coetzee (“Moral tales”, 2017; em português, Contos morais, 2021), Chico Buarque (“Anos de chumbo”, 2021) e Marilene Felinto (“Mulher feita”, 2022).
Coetzee coloca personagens diante de questões ao mesmo tempo incontornáveis e indecidíveis. Como negociar, entre humanos, a violência de um cão? Uma mulher encontra no amante a melhor realização de seu amor ao marido. O que fazer quando a mãe envelhece? Pode a humanidade deixar de comer carne?
Já Chico Buarque aborda situações brasileiras recentes em que a suposta normalidade convive com a dissipação de qualquer limite ético.
E, em Marilene Felinto, a mulher feita vive e revive as agruras e os desfiladeiros da menina quando era ainda mulher a se fazer.
INFORMAÇÕES
Cronograma: às terças-feiras – 15 (aula aberta), 22 e 29/11; 06, 13 e 20/12.
Horário: das 20h30 às 22h30.
Duração: 06 encontros.
Local: Atelier Paulista, de forma remota, com transmissão ao vivo, por meio da ferramenta Zoom e com apoio técnico aos inscritos.
Número de vagas: 130 (modo remoto).
O primeiro encontro será aberto e gratuito, a transmissão pode ser acompanhada através do link: https://youtu.be/MOjzTHy43ks
Para inscrições e informações: 11 97785-3897 ( clique aqui para falar conosco no WhatsApp) ou atelierpaulista@gmail.com