CARTOGRAFIA DOS DESLOCAMENTOS TECTÔNICOS NA ATUALIDADE
Curso no Atelier Paulista com Peter Pál Pelbart
Sobre:
A partir da questão postulada por Agamben em seu livro “O que é o Conteporâneo”, o módulo deste curso abordará tópicos da filosofia contemporânea provenientes de várias autoras e autores que possam ajudar a esclarecer a relação do pensamento com o nosso presente. O intempestivo em Nietzsche; Kant e aposta na maioridade e autonomia; Deleuze e o devir-menor, o rizoma temporal e suas linhas de fuga; o pós-moderno em Lyotard; Foucault, a autoinvenção e a transgressão; Agamben, a profanação e o messiânico… Mas também Eduardo Viveiros de Castro e Déborah Danowski sobre o fim do mundo, e Anna Tsing idem; Günther Anders sobre o fim do tempo; Paulo Arantes sobre o tempo do mundo, além de Sloterdijk e outrxs. Em suma, é toda uma paisagem conceitual capaz de captar os deslocamentos das placas tectônicas na atualidade.
Apesar da abrangência do tema e do estudo paciente dos conceitos, para este curso não é suposto nenhum pré-requisito de formação, leituras prévias ou conhecimento de filosofia. Dirigido a um público heterogêneo, pode acolher profissionais ou não de áreas as mais diversas: artistas; psicanalistas; ativistas; estudantes de arquitetura, antropologia, comunicações, filosofia – em suma, interessados em geral. Aulas expositivas, conversas em torno dos tópicos apresentados, eventual leitura de fragmentos de textos, e desvios propostos pelos participantes comporão a trajetória do semestre.
Bibliografia básica
F. Nietzsche – Considerações extemporâneas II – “Da utilidade e desvantagem da História para a vida” – Obras Incompletas.
G. Deleuze & F. Guattari – Mil Platôs, e O que é a filosofia?
G. Agamben – O que é o contemporâneo?; Profanações.
F. Lyotard – O pós-moderno explicado às crianças.
M. Foucault – O que é o Esclarecimento?; A coragem da
verdade.
E. Chaves – Michel Foucault e a verdade cínica.
D. Sardinha – L´emancipation, de Kant à Deleuze;
Sloterdijk: Tens de mudar de vida;
Eduardo Viveiros de Castro e Déborah Danowski: Há mundo por vir?
Anna Tsing: O cogumelo no fim do mundo.
Paulo Arantes – O novo tempo do mundo.
Duração: 14 encontros.
Datas: 11, 18 e 25 de abril; 02, 09, 16, 23 e 30 de maio; 06, 13, 20 e 27 de junho; 04 e 11 de julho.
Horário: 20h30 às 22h30 (horário de Brasília);
Local: Atelier Paulista, remoto (alinhado ao protocolo de biossegurança da OMS), com transmissão ao vivo que irá ocorrer por meio da ferramenta Zoom. O link de acesso será enviado sempre no mesmo dia do encontro. No modo presencial, o endereço é: Rua Amália de Noronha, 301. São Paulo, SP (próximo a estação Sumaré).
Número de vagas: 130 (Zoom); 35 (presencial).
É necessário realizar inscrição.
Os encontros serão gravados e enviados para todos os inscritos em até dois dias.
Oferecemos certificado.
Para mais informações e inscrições: atelierpaulsita@gmail.com ou (11) 97785-3897 (WhatsApp)