MORA NA FILOSOFIA: A GAIA CIÊNCIA DA CANÇÃO BRASILEIRA
Curso com José Miguel Wisnik
A canção popular brasileira é uma gaia ciência, isto é, um saber alegre, uma educação sentimental que aborda com aguda sabedoria e humor os enigmas da vida e da morte, a plenitude e a melancolia, o gozo e a dor, o amor, o instante, a beleza, a velhice. A expressão vem do modo como os trovadores de Toulouse designavam a poesia cantada, no século XIV, lembrando a grande tradição provençal do século XII. Nela se realiza muito do que Nietzsche desejou na sua filosofia: uma “segunda e mais perigosa inocência na alegria, ao mesmo tempo mais ingênua e cem vezes mais refinada do que ela pudesse ter sido jamais”. A tragicomediorgiae o carnaval (vale dizer, a origem da tragédia no espírito da música, o dionisíaco e o apolíneo), a antropofagia oswaldiana (sua contraposição às formas mais recentes do pensamento conservador), a doutrina medieval do pneuma, resgatada por Giorgio Agamben à propósito da poesia-canção medieval, são questões que passam pela escuta de Noel Rosa, Lamartine Babo, Dorival Caymmi, Nelson Cavaquinho, Cartola, Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Arnaldo Antunes.
Primeiro dia do curso: 23 de abril de 2019.
Cronograma: Abril 23, 30
Maio 7, 14, 21, 28
Junho 04, 11, 18 e 25
Horário: 20h às 22h
Duração: 10 encontros
Local: R. Amália de Noronha, 301(5 min. do metrô Sumaré)
Vagas limitadas!
Inscreva-se:atelierpaulista@gmail.com