ESPINOSA, PENSADOR DO PRESENTE
curso com PETER PÁL PELBART
Espinosa é o filósofo que não pára de nos surpreender. Por sua concepção radical da imanência, por sua maneira de pensar a potência, os afetos, as paixões, pelo modo como se coloca para além do bem e do mal, da moral e da superstição. Espinosa inaugurou um modo novo de conceber a relação entre corpo e mente, dor e alegria, paixão e ação. O acento na singularidade, na alegria como aumento de potência, sua idéia de liberdade, sua concepção de desejo ou de ética – tudo parece dirigir-se ao coração de nosso presente.
Ora, em seus cursos, em suas monografias, Deleuze debruçou-se sobre Espinosa e dele fez uma leitura original. Mas depois, com Guattari, parece ter trazido seus conceitos para um contexto contemporâneo, dando-lhes uma nova vida.
O curso desse semestre, portanto, deve alternar a leitura de fragmentos da Ética e passagens de O anti-Édipo, Mil Platôs ou O que é a filosofia? Neles, Deleuze e Guattari utilizam Espinosa para pensar o desejo, o corpo sem órgãos, o plano de imanência ou a ética como avaliação imanente dos modos de existência.
O curso é dirigido a qualquer pessoa, tenha ou não formação filosófica, tenha ou não ouvido falar no autor. Não há pré-requisito algum.
Bibliografia básica:
Baruch de Espinosa, Ética. Tradução: Grupo de Estudos Espinosanos, Coord. Marilena Chaui. São Paulo, Edusp, 2015 (usaremos esta tradução)
Gilles Deleuze, Espinosa ou o problema da expressão (no prelo pela Ed 34).
Gilles Deleuze e Félix Guattari, O anti-Édipo
Gilles Deleuze e Félix Guattari, Mil Platôs
Gilles Deleuze e Félix Guattari, O que é a filosofia?
Cronograma:
Agosto 21, 28
Setembro 11, 18, 25
Outubro 2, 9, 16, 23, 30
Novembro 6, 13, 20, 27
Dezembro 4
Datas: 21 de agosto a 4 de dezembro de 2017
Horário: 20h30 às 22h
Duração: 16 encontros
Local: R. Amália de Noronha, 301
(5 min. do metrô Sumaré)
Vagas limitadas! Garanta já a sua:
atelierpaulista@gmail.com
*imagem: Heloisa Etelvina e Branca de Oliveira